segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MOISÉS E RAABE

Acredito que quando você leu o título deve ter pensado: Acho que a Lucilene deve estar confundindo algo...será que não é Judá e Tamar ou Abraão e Sara ou José e Maria? O que pode haver de relação entre Moisés e Raabe?
A primeira vista, nada realmente. Mas analisando a atitude que cada um tomou em um momento importante em suas vidas, mudou para sempre suas histórias e também a minha e sua visão de que maneira Deus quer que andemos.

Moisés era filho da judia Joquebede, irmão de Arão e Miriã e conta a Bíblia que ele com pouco mais de 3 meses de idade, foi colocado em um cesto e levado pelas águas de um rio até os pés da filha do faraó, a qual o amou como filho e o criou no palácio como príncipe. Quando moço, descobre que é judeu e depois de matar um egípcio, foge para o deserto. Ali conhece sua esposa, casa e tem filhos e vive naquele lugar apascentando as ovelhas de seu sogro até os 40 anos de idade. Um dia, Deus falou com ele através de uma sarça ardente, e lhe incumbiu de ser o guia do povo israelita até Canaã. Para isso vai até Faraó, conversa com ele e o tal não lhe dá ouvidos, assim sofre todo tipo de praga até que a última praga vitima sua casa e aí ele permite a saída do povo do Egito. Em dado momento se arrepende e vai com seus cavaleiros atrás do povo, que a esta altura já estava diante do grande Mar Vermelho, e ali Deus fez um dos maiores milagres da Bíblia, abriu o mar e o povo passou a seco para o outro lado! Pois bem, daí em diante Moisés passou uma dura prova com aquele povo mal agradecido.
Mas o momento que quero destacar aqui é exatamente o que se encontra nos capítulos 17 de Êxodo e 20 de Números. Em Êxodo 17, vemos um povo sedento e Deus ordena a Moisés que fira a rocha com seu cajado e dela saia água que satisfaça a todo o povo. Mais a frente porém, no capítulo 20 de Números, o povo está novamente com sede e Deus manda Moisés agora fazer algo diferente...ele diz para Moisés ´´falar`` a rocha para que verta água. Mas Moisés num ato de nervosismo com aquele povo desobediente, não fala mas bate com o cajado na rocha por duas vezes e a água sai. Sai água? Sai! Satisfaz o povo? Sim. Porém esta atitude dele mudou completamente os planos de Deus para sua vida.

Agora vejamos Raabe:
Pouco se sabe sobre Raabe. Oque sabemos e que a Bíblia relata é que ela era prostituta, que tinha família e por certo, era ela quem os sustentava. Raabe mora em cima dos muros da cidade de Jericó. Raabe já havia ouvido falar do povo israelita, sabia um pouco de sua história e respeitava muito isso. Tanto que um certo dia 2 espias judeus foram até Jericó e Raabe os escondeu em sua casa, deixando eles dormirem lá e quando questionada sobre eles, ela confirmou que havia estado com eles em sua casa mas não sabia quem eram e de onde viam. Mentiu para o rei de sua cidade para salvar a vida dos homens de Deus, que depois voltaram com os guerreiros de Josué, e destruíram a cidade e seu povo, porém nenhum mal aconteceu com Raabe e sua família. Pelo contrário, ela está lá, na genealogia de Cristo! De prostituta se tornou uma prosélita e casou com um judeu chamado Salmom e concebeu a Boaz, bisavô do Rei Davi. Incrível o desenrolar da história dela.

Mas aí você pergunta: Ok! Mas qual a relação entre Moisés e Raabe? Como disse antes, é a atitude que determinou suas vidas.

Moisés entraria em Canaã. Ele era o escolhido por Deus para ser o guia do povo até lá. Mas quando Deus mandou ele falar a rocha para verter água, ele estava testando a fé de Moisés e mais, sua atenção também. Naquele momento Moisés estava tão nervoso que se esqueceu de ouvir a Deus e bateu violentamente naquela rocha que verteu água sim, mas pela misericórdia de Deus, tanto que depois ele diz a Moisés: ´´E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.`` Moisés apenas teve o gosto de ver de longe a terra prometida sobre o monte Horebe onde morreu.

Raabe era prostituta, sua situação não era digna de respeito, era desprezada, xingada nas ruas, apontada, mas sua atitude em dar esconderijo e ajudar os espias do Senhor, fizeram dela eleita, participante agora das bençãos de Deus, tanto que ela deixou aquela vida de pecado e foi purificada, tendo o direito até de se casar e constituir família.

Raabe tinha a opção de entregar aqueles homens ao rei de sua cidade e quem sabe até ganhar muito dinheiro com isso, mas ele preferiu obedecer. Moisés tinha a opção de orar pelo povo e pedir graças a Deus, dando ouvidos ao Senhor e falando a rocha para dar água, mas nesse momento o homem de Deus acabou perdendo a benção que já era dele, sua promessa foi anulada por Deus por uma atitude errada.

Amados, sei que o texto ficou longo, mas se você leu até aqui é por que Deus falou contigo. Cuidado com suas atitudes. Quer ser um homem de Deus que em dados momentos se contraria com os problemas e acaba perdendo as bençãos e promessas do Senhor ou ser como uma mulher desprezada, indigna e impura mas que com uma simples atitude de obediência e respeito, salvou sua vida, de sua casa e ainda ganhou a salvação e o direito de ser listada na família do Rei Jesus?
Portanto não despreze ninguém por nada, e também não ache que há super pastores e super mulheres de Deus, todos somos carne, pó e nescessitamos estar atentos a todo momento para não cair, antes estejamos como Raabe que fez a escolha certa.

Moisés é e sempre será um grande homem de Deus e com o Senhor com certeza está. Mas podia ter visto a promessa se concretizar, se assim ele tivesse obedecido. Não vamos perdendo nossas promessas, não vamos anulando nossos sonhos e projetos por nosso atos inconsequentes. Vamos vigiando e orando até a volta do Senhor!

Tenha uma excelente semana
na paz do Senhor Jesus!

Um comentário:

rosana disse...

()
     |▓| -“_~_`-._            (^)m
      _.-“-_~_-~_-~-_`-._.       (^^)
    _.-“_~-_~-_-~-_~_~-_~-_-.._  (^^^)
  ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~  (^^^)
  | ║▓▓║  [] ║▓▓║ [] ║▓▓║   |. (^^^^)
  |       ;;;;;;;   ;;;;;;;;;;;;;.   | (^^^^^)
  |  []. []║▒▒║  ║░░░░║..    |.(^^^^^^)
  |______║▒▒║ __|__() | _____|(^^^^^^^)
   ^^^^^^^^^===^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
  ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
"SENHOR Entra nesta casa, entra nesta vida, mexe com toda estrutura, sara todas as feridas,Por que o Senhor é o nosso Bem maior, Faz um milagre sim!”
Desejo que Jesus leve a benção a cada dia de sua vida!! Que Deus te abençoe sempre ! Que ele faça do seu lar, um lar de benção e de prosperidade, DEUS, supra meu Senhor, toda a necessidade do lar dessa pessoa que esta
recebendo esta mensagem.... Amém

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O plágio é definido como "a apropriação ou cópia de um trabalho sem autorização do autor ou sem indicação da verdadeira origem" Lei n°9.610, de 19/02/98 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm). Portanto, se gostou de algum artigo publicado aqui, peça autorização e sempre informe a fonte do mesmo ok! Que Deus te abençõe!


Translate

Postagens populares

Arquivo do blog