sexta-feira, 1 de abril de 2011

O SACRIFÍCIO DE CAIM


Qual tem sido seu sacrifício hoje? Oque você teve de fazer por algo ou por alguém que teve 100% da sua força e vontade?
Diariamente fazemos sacrifícios, as vezes pequenos como deixar de comer aquela lasanha apetitosa para poder entrar naquela calça número 38, e grandes sacrifícios como deixar os filhos com a avó ou babá porque precisa trabalhar pra ajudar no orçamento familiar.
Mas mudando a pergunta, que tipo de sacrifício você tem feito a Deus? Sacrifício de Abel ou de Caim?

Gênesis 4:2(b)-7
2- e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3- E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4- E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5- Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
6- E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7- Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.


A Bíblia conta que Caim e Abel eram irmãos, mas irmãos bastante diferentes.
A Bíblia fala que Caim era lavrador e Abel pastor de ovelhas. Caim um homem mais rude, sério, durão. Abel um homem mais sereno, doce, trabalhava com ovelhas e pelo ofício, não poderia ser um homem grosseiro, mas calmo.
Nos versículos 3 e 4 de Gênesis 4 vemos que tanto Abel quanto Caim apresentaram seu sacrifício a Deus. Mas Deus se ´´atentou para Abel e sua oferta``.
Mas e Caim? Não trabalhou árduamente debaixo de sol, tendo que cuidar de sua plantação com cuidado? observando se ervas daninhas, fungos, insetos, gafanhotos, enfim tantas pestes teve que eliminar para sua plantação ficasse sadia e bonita para poder comercializar e ganhar uns trocados não é verdade? Porque Deus não gostou do sacrifício dele?

A resposta está nos mesmos versículos 3 e 4, quando lemos: ´´...Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura...``


Abel ofereceu os melhores cordeiros, seus primogênitos. Principalmente no Velho Testamento, a Bíblia fala muito da importância da progenitura, que o primogênito é sempre o melhor e quem sempre fica com a maior parte da herança de seus pais e é geralmente a quem Deus cobra mais relacionamento com ele. Nesse caso da ovelha de Abel, ele ofereceu seu melhor, sua herança, provou a Deus seu relacionamento com ele, e que era próximo a seu coração.
Porém Caim trouxe oque lavrou na terra, mas não se preocupou em oferecer o melhor, trouxe qualquer coisa e provavelmente deve ter sido uma sobra, algo que ele não conseguiu vender e como era uma obrigação dever sacrifícios a Deus, pegou aquilo e levou para diante de Deus como holocausto.
Mas Deus conhece nosso assentar e levantar, nos sonda desde quando ainda éramos sem forma no ventre de nossas mães e ele sabia que Caim era um homem de coração duro e mau, percebendo Deus seu descontentamento por ele ter aceito o sacrifício de Abel e não o dele, se irou mas Deus lhe indagou, que se ele fez bem iria aceitar porém se fez mal ele já estava em pecado por se irar contra Deus e pior, Deus já estava o advertindo de seu próximo pecado, o pecado do homicídio, que infelizmente ele acabou cometendo contra seu irmão. ´´...o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.``


Caim se corrompeu por oferecer qualquer coisa, fazer tudo por uma obrigação e não por amor; não ouviu a voz de Deus que disse claramente que ele não devia deixar o desejo de cometer um crime tomar conta de seu coração, mas antes ele dominar esse desejo e extirpá-lo do coração.


Quantas vezes oferecemos o pior a Deus, a sobra do ano passado? E vamos a igreja sem querer ir, só porque nossos pais obrigam? e não damos ouvidos para bons conselhos e puxões de orelha?
 
Irmãos amados, Deus só nos pede uma coisa, o nosso melhor; nosso maior sacrifício por ele e sua obra. Lembre-mos oque diz em Mateus 6:33 ´´Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.`` Tudo que queremos, Deus nos dará sem reservas, mas ele quer apenas que busquemos ele sempre e doemos o melhor de nós para ele.
 
Sacrifique-se por Deus e sua obra,
e o mais ele fará transbordante em sua vida!
Fiquem na paz do Senhor Jesus

Um comentário:

rosana disse...

oi lu td bem????que linda mensagem...quantos de nós não oferecemos o melhor pro senhor né....que possamos fazer sempre o melhor...bjinhos fik na paz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O plágio é definido como "a apropriação ou cópia de um trabalho sem autorização do autor ou sem indicação da verdadeira origem" Lei n°9.610, de 19/02/98 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm). Portanto, se gostou de algum artigo publicado aqui, peça autorização e sempre informe a fonte do mesmo ok! Que Deus te abençõe!


Translate

Postagens populares

Arquivo do blog