segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

AS CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA OVELHA



João 10:1-18

1-Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
2-Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3-A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
4-E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
5-Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
6-Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
7-Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
8-Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
9-Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
10-O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
11-Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
12-Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
13-Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
14-Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
15-Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
16-Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
17-Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
18-Ninguém a tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.


Amados, tive essa semana a curiosidade de saber as características de uma ovelha. Em toda Bíblia, encontramos Deus nos comparando a cordeiros e o próprio Jesus sendo definido assim, como vemos em Isaías 53:7
 ´´Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.``


Em primeiro lugar, as ovelhas são animais bastante dóceis e obedientes, porém muito ingênuas, e o pastor deve estar sempre prestando atenção a todas elas, pois é muito comum elas se perderem do grupo por uma distração qualquer.


São animais medrosos, se não sentirem o cheiro, não verem nem ouvir seu pastor, ficam tão assustadas que correm sem rumo e aí pode acontecer de se perderem ao sair do aprisco.
É praticamente um dos únicos animais no mundo que não sabe se defender de predadores, nem lutar por suas vidas sequer elas conseguem fazer.


Uma curiosidade: As ovelhas vivem infestadas de moscas que não deixam elas se alimentarem direito, como não conseguem se livrar dos insetos, elas correm sem direção e geralmente acabam assustando outras ovelhas que a seguem, correndo o risco de sairem do aprisco e serem mortas pelos lobos. Para evitar isso, o pastor joga óleo sobre suas cabeças para evitar esse problema.


Ovelhas são animais de grandes estômagos e comem durante o dia todo. A noite elas costumam brincar de dar cabeçadas uma nas outras e normalmente alguma cai e não consegue se levantar, se não conseguir se levantar, em poucas horas estará morta, pois seu estômago irá comprimir seus pulmões, por isso durante a noite o pastor passa algumas vezes no aprisco e levanta as ovelhas caídas.


O pastor usa duas ferramentas para disciplinar as ovelhas: O cajado e a Vara. A Vara é comprida e com um ponto de interrogação na ponta, e com ela o pastor livra as ovelhas de ficarem presas a arbustos ou espinheiros. O cajado serve para que a ovelha não vá aonde não lhe é permitido. Em uma briga ou quando está a ponto de se desgarrar, o pastor lança o cajado sobre ela e a assusta.


A ovelha é um animal totalmente domesticável, tanto que ela apenas segue a seu pastor, se outro a chamar ela não atenderá e o mais interessante: ao contrário do gado que se grita atrás dele para que ele ande, no caso da ovelha o pastor deve ir a frente, chamando-a, mostrando o caminho que deve seguir.


Quando comecei a analisar a vida de uma ovelha, me vi como a própria. Não havia descrito isso, mas uma ovelha não sabe diferenciar uma relva boa e uma venenosa para comer, somente os olhos atentos e experientes de seu pastor poderão discernir isso e indicar a ela oque é bom para se alimentar.
Quantas vezes nos enchemos com ´´alimento`` espiritual de má qualidade? Palavras jogadas ao vento, um movimento que de avivado não tem nem no nome e nos alimentamos com essa porcaria! E achamos muitas vezes que isso provém de Deus!


Amados, somos ovelhas que antes estávamos desgarradas mas assim como Cristo disse em sua palavra, ele nos resgatou, ele nos trouxe para seu aprisco onde ele cuida de nós. Quando damos nossas cabeçadas, ele vem nos levantar para não morrermos, quando as moscas nos rodeiam querendo nos distrair da presença do Senhor e por muitas vezes nos distanciamos do rebanho, correndo sem rumo e levando outras conosco, ele nos pega com amor e unge nossas cabeça com óleo, para afugentá-las e podermos viver em paz. A vara e o cajado não são ferramentas que Cristo gostaria de usar sempre conosco, mas constantemente ele tem usado, pois somos desobedientes e insconstantes, e ele já dizia: Eu disciplino aquele que amo!
Mas o mais lindo, é que a boa ovelha ouve e conhece o seu pastor! Você conhece a voz do seu pastor? O cheiro dele? Eu conheço o meu e peço a ele todos os dias que ande em minha frente mostrando o caminho que devo seguir.


Irmãos e Irmãs, concluo esta palavra dizendo que aprendi que sou uma ovelha, pequena, frágil e ingênua, que se não for pelos cuidados e misericórdias do nosso Deus, já teria sido devorada pelos lobos do mundo, mas ele se deu por nós, sendo como nós as ovelhas, para nos dar a salvação.
Nosso fiel pastor está a nos chamar vamos segui-lo juntos. Pois Deus se agrada de cuidar de nós, vamos agradá-lo então com nossa obediência e gratidão.


Que aquele que nos conhece e por nós é conhecido
indique o caminho para você essa semana.
A paz do Senhor Jesus!

4 comentários:

rosana disse...

oi lu...vim conhecer seu blog e me enacantei...posso te chamar de lu né...me perdoe a intimidade...hehehe.
Amei esta postagem sobre ovelhas...que bom que somos ovelhinhas né...e temos um pastor lindo que nos ama e nos conduz em todo caminho...te achei no blog cristão e vi que vc é mãe ...ai que lindo.. este é o meu sonho...está dificil mas não impossivel,pois creio num Deus vivo...conto com suas orações...se quiser me conhecer fik a vontade...ah vou te seguir ....ok...bjinhos fik na paz.

Jorge Ramiro disse...

Conheco este blog por um amigo meu, é uma pessoa que veio para comprar um arranhador para gato para o meu petshop e, em seguida, a partir daí, vovlimos amigos íntimos.

Ronei Dias disse...

AMEM... OBRIGADO PELA PALAVRA E QUE DEUS POSSA ABENÇOARNOS CADA VEZ MAIS USANDO PESSOAS COM UMA SABEDORIA TAO GRANDE COMO VC E NOS DANDO ALIMENTO DIARIO E NOS GUIANDO PELOS CAMPOS A SEGUIR O NOSSO PASTOR ... JESUS CRISTO ... RONEI DIAS E ELISABETE DIAS

joao silva disse...

Cara você arrebentou parabéns, estava precisando muito ler algo assim hoje, espetacular o nosso cristo amo muito tudo isso, mais uma vez parabéns pelo comentário e que Deus continue te abençoando grandemente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O plágio é definido como "a apropriação ou cópia de um trabalho sem autorização do autor ou sem indicação da verdadeira origem" Lei n°9.610, de 19/02/98 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm). Portanto, se gostou de algum artigo publicado aqui, peça autorização e sempre informe a fonte do mesmo ok! Que Deus te abençõe!


Translate

Postagens populares

Arquivo do blog